top of page

Sub Montagem Flexível no SolidWorks

  • Mateus Henrique
  • 1 de ago. de 2015
  • 2 min de leitura

É comum ao criar montagens no SolidWorks ou em outro software CAD, surgir à necessidade de criar grupos de peças para organizar melhor o projeto. Esses pequenos grupos de peças normalmente são organizados em um arquivo de montagem secundário, chamado de Sub Montagem (SM), que por sua vez é inserido na montagem principal.

Uma sub montagem pode se comportar de duas formas distintas dentro de um projeto no SolidWorks, ela pode ser uma Sub Montagem Rígida ou pode ser uma Sub Montagem Flexível.

Sub Montagem Rígida

Quando criamos uma sub montagem onde as peças estão totalmente restritas com Posicionamentos (Mates) e não possuem nenhum movimento ou grau de liberdade, nesse caso, não terá importância a condição da sub montagem, pois ela sempre será uma sub montagem rígida.

Sub Montagem Flexível

Por outro lado, quando criarmos uma montagem que possui movimento em algum componente, essa montagem poderá ser inserida na Montagem Principal como uma sub montagem rígida ou flexível.

Trabalhando com sub montagem flexível

Quando inserimos uma sub montagem em uma montagem principal, essa SM vem com uma condição rígida, ou seja, ela não possui os movimentos da sub montagem. É como se você tivesse inserido um único componente na montagem principal.

Para essa sub montagem realizar os movimentos que foram definidos ao cria-la é necessário alterar a condição dessa SM rígida para uma Sub Montagem Flexível.

Clique na sub montagem na árvore de projetos e selecione o comando Tornar sub montagem flexível.

Note que o ícone da sub montagem se altera na árvore de projetos, identificando que aquela sub montagem é flexível.

Nessa condição você poderá realizar os movimentos da sub montagem dentro da montagem principal se problemas. Esse procedimento foi demostrado no SolidWorks 2015, porém, ele se aplica também nas outras versões do software.


 
 
 

Comments


bottom of page